Mostrando postagens com marcador Artigos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Artigos. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 23 de junho de 2020

Evitemos guardar mágoas e ressentimentos

A mágoa é uma ferida que deixamos aberta na alma - LêAqui

“Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: – “Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes?”. Respondeu-lhe Jesus: – “Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete”.  (Jesus – Mateus, 18:21,22.)
Mágoas e ressentimentos guardados em nosso âmago atuam como ácidos corroendo a essência das nossas emoções, com graves repercussões também em nossa constituição física.
A ciência médica, já há muito detectou que os desequilíbrios sentimentais, que descuidadamente ainda carregamos conosco, somatizados em nossa constituição orgânica, são geradores de uma infinidade de distúrbios, nem sempre de fácil solução.
Na base dessas doenças emocionais, quase sempre estão a raiva, o ódio, a irritação, o inconformismo, a mágoa e o ressentimento. Defeitos que ainda possuímos e que precisam ser erradicados com urgência, se desejamos desfrutar de uma vida de equilíbrios e saúde.
Jesus Cristo, profundo conhecedor da natureza humana, desejando nos orientar, com segurança, apontou à humanidade o roteiro para uma vida saudável quando ensinou a Pedro, simbolicamente, que será preciso perdoar não sete vezes, mas setenta vezes sete. Isto é, perdoar sempre, infinitamente.
É por demais conhecida a complexidade das relações humanas. Somos criaturas diferentes umas das outras. Segundo o Espírito André Luiz, no livro “Libertação”, no capítulo I, psicografia de Francisco Cândido Xavier, nós estamos usando a razão há quarenta mil anos.

O TOC e Suas Influências Espirituais

Orações poderosas: Reze e resolva seus problemas de família

O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) é uma doença neurótica que causa sofrimento psicológico, em alguns casos físicos e também espirituais.
O TOC compromete o funcionamento rotineiro do portador causando padecimento psicológico tanto na obsessão ou compulsão. Na obsessão, o paciente expressa sensações desagradáveis pelos pensamentos intrusivos que invadem a sua tela mental.
A compulsão aparece como alívio diante desses pensamentos intrusivos, produzindo assim, ritual de caráter visual, para impugnar o pensamento indesejado.
Há quatro sintomas característicos do transtorno que podem se manifestar individualmente ou em conjunto. São eles: mania de limpeza ou organização excessiva, dúvidas constantes, pensamentos repetitivos e obsessões isoladas.
O primeiro é o pensamento constante de contaminação, tendo como consequência a compulsão pela limpeza. Por exemplo: casos de pacientes que lavam as mãos a cada 5 minutos, fator que muitas vezes leva à ferimentos físicos.

quinta-feira, 26 de março de 2020

Ninguém cruza nosso caminho por acaso e nós não entramos na vida de ninguém sem nenhuma razão – Chico Xavier

Resultado de imagem para Ninguém cruza nosso caminho por acaso e nós não entramos na vida de ninguém sem nenhuma razão - Chico Xavier
Todos que estamos aqui hoje, no mesmo meio, nos encontramos em outras
vidas; nossa relação de hoje, nosso encontro, é produto de outras existências.
Como estamos novamente juntos, agora podemos acertar os erros do passado,
para que na próxima vida que nos encontrarmos as coisas possam ser mais
fáceis para todos, e os laços estarem mais fortalecidos.
As pessoas entram na nossa vida por uma “Razão”, ou por uma “Estação”, ou
por uma “Vida Inteira”. Quando se percebe por qual motivo é, saberemos saber
o que fazer por cada pessoa.

Fé e Conduta

Resultado de imagem para Fé e Conduta
“Pelo Espiritismo, o homem sabe donde vem, para onde vai, porque está na
Terra, porque sofre temporariamente e vê por toda parte a justiça de Deus.” A
GÊNESE – Capítulo 1º – Item 30.
Vive o cristão moderno na catedral forense da Fé à semelhança de nobres
expositores em inoperância, discursando para ouvintes impassíveis.
Apontam deficiências, apresentam sugestões, impõem diretrizes, sem
resolverem o problema da multidão que os contempla em modorra silenciosa.
Não ajudam positivamente. Não se melhoram, embora as respeitáveis
afirmações da referência pessoal.
Quando silenciam e demandam a via pública conduzem valiosos conceitos de
bolso e alma vazia.
Alguns, ligados às diretrizes de Rosa, procuram apenas observar fórmulas
exteriores, complicando a Promessa Divina em liturgias aparatosas que
imprimem respeito às aparências desvaliosas.Outros, comprometidos com as igrejas nascidas na Reforma, expõem a letra
morta da Lei, transformando-se em juízes severos, contando consciências
salvas, dividindo as criaturas e organizando estatutos de conduta para o
próximo em expressivos discursos teológicos, dominados, muitas vezes, por
ódios de grupos que se digladiam.

Em defesa da vida – Mesmo assim, seguir adiante

Resultado de imagem para Em defesa da vida - Mesmo assim, seguir adiante
Escrevo para você que teve o casamento desfeito, ou tenha perdido o emprego, ou esteja com problemas de saúde, ou se veja às voltas com a morte de alguém muito querido, enfim, escrevo para você que está passando por uma fase existencial muito ruim, trazendo decepções, dores, sofrimentos. Escrevo para você que está desesperançado, vendo as horas passarem, chorando por
qualquer motivo, em qualquer lugar, que não está mais conseguindo levar a vida como antes, como se um peso enorme, um vazio, tomasse conta de todo o seu ser.

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Calar a Discórdia…

Imagem relacionada
A harmonia plena ainda constitui um sonho distante de qualquer organização humana.
Os homens guardam grandes diferenças entre si.
Diversos fatores induzem a distintas formas de entender e viver a vida.
A educação recebida no lar, as experiências profissionais e afetivas, os professores e os amigos.
Todos esses elementos contribuem para a singularidade da personalidade humana.
A diversidade produz a riqueza.
Se todos os homens pensassem do mesmo modo, o marasmo e a mesmice tomariam conta do mundo.
Uma assembleia ou equipe composta de forma heterogênea possui grande potencial.
Ocorre que conviver em harmonia com o diferente pressupõe maturidade.
Em qualquer gênero de relacionamento humano, é necessário respeitar o próximo.
Mas é preciso também manter o foco em um objetivo maior.
Toda associação humana possui uma finalidade.
No âmbito profissional, busca-se o crescimento da empresa na qual se participa.
Na esfera familiar, colima-se a educação e o preparo de seus membros para a vida, em um contexto de dignidade.

segunda-feira, 3 de junho de 2019

Correta Visão da Vida

Imagem relacionada
Quando a criatura se resolve por diluir o véu da ignorância, que encobre a realidade da vida espiritual, começa a libertar-se da mais grave cegueira, que é a propiciada pela vontade.
Cegos não são apenas aqueles que deixaram de enxergar; senão todos quantos se recusam a ver, sendo piores os que fogem das evidências a fim de permanecerem na escuridão.
A vida, por sua própria gênese, é de origem metafísica, possuindo as raízes poderosamente fincadas no mundo transcendental, que é o causal. Expressando-se na condensação da energia, que se apresenta em forma objetiva, não perde o seu caráter espiritual; elo contrário, vitaliza-se por seu intermédio.
Quando a consciência acorda e as interrogações surgem, aguardando respostas, as contingências do prazer fugaz e sem sentido cedem lugar a necessidades legítimas, que são as responsáveis pela estruturação do ser profundo, portanto, imortal.

Jesus e o Mundo

Resultado de imagem para Jesus e o Mundo
 “Aquele que se identifica com a vida futura assemelha-se ao rico que perde sem emoção uma pequena soma. Aquele cujos pensamentos se concentram na vida terrestre assemelha-se ao pobre que perde tudo o que possui e se desespera.” O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO Capítulo 2º – Ítem 6.
Muitos cristãos-espíritas afervorados às questões imediatas, às quais sentem dificuldades em renunciar, procuram justificar suas atitudes fundamentando-as em bases falsas.
Informam-se vinculados ao espírito do Cristo, todavia…
Gozam, porque o prazer faz parte da vida.
Usurpam, tendo em vista ser a Terra um ninho próprio aos que se nutrem à custa dos menos hábeis.
Exploram, para evitar serem explorados.
Mentem, tendo em vista os fatores circunstanciais.
Enganam, a fim de sobreviverem.
Lutam com todas as armas, já que outros são adversários insidiosos.

Em defesa da vida – E agora, o que fazer?

Imagem relacionada

O tempo está passando e a situação financeira não melhora. A saúde começou a apresentar dificuldades. A relação afetiva não está bem. Os filhos só dão dor de cabeça. Você olha para sua vida e entende que está debaixo de uma tempestade de problemas, de dificuldades. Procura saídas para as situações que o afligem e não as encontra. Um sentimento de vazio, de impotência começa a tomar conta de seu íntimo. A impressão é que todos lhe abandonaram, que não há solução. E então você pergunta a si mesmo: E agora, o que fazer?
Para encontrar as saídas que tanto você procura, o melhor caminho não é o desânimo, nem a desesperança, e nem mesmo o desespero. E se você está pensando em se ausentar da vida através do suicídio, esqueça, pois a vida continua depois da morte, e esse ato nada irá resolver. Agora você deve ter mudado a pergunta: Então, vou fazer o quê? Onde está a solução para os meus problemas?

Encontros e desencontros espirituais

Imagem relacionada
Em um período tão movimentado e cheio de posicionamentos controversos, o tema nos remete à necessidade de entender os reais motivos que nos aproximam ou nos afastam daqueles que dividem a experiência reencarnatória conosco.
Estudando a lei de reencarnação, deparamos com encontros e desencontros promovidos por nossas diversas viagens aos dois lados da vida. Ora encarnados e ora desencarnados, nem sempre é possível conviver com aqueles a quem mais nos afeiçoamos, muitas vezes convivemos com irmãos semelhantes a nós, com todas as dificuldades possíveis e imagináveis.
Como entender nossa dificuldade com quem divide a responsabilidade do lar conosco, com o filho de difícil trato, com o parente que está sempre de péssimo humor e com quem aparece em nosso convívio sem muita explicação? Afinal, para que o processo reencarnatório? Por que temos que passar por experiências cujo resultado não nos parece o melhor?

A Doutrina Espírita diante da violência atual

Imagem relacionada
Personagem principal nos noticiários, a violência é um dos temas mais debatidos no mundo atual. Quando pensamos no tema, somos automaticamente levados a associá-lo às guerras, aos atos terroristas, ao aumento da criminalidade e à falta de segurança. Contudo, a violência não se resume a atrocidades cometidas pelo outro. Se examinarmos atentamente nossas atividades cotidianas, a encontraremos em discursos políticos que agradam a muitos, na negligência com a natureza, nas nossas horas sagradas de lazer ‑ quantos deixaram de ir a estádios de futebol, por causa da violência? – e, principalmente, nos menores gestos, como a forma de falar, a impaciência ao lidar com situações desgastantes e a intolerância com quem pensa diferente.
Diante de problema tão grave, como proceder? Será que basta defender uma política de segurança que nos permita uma melhor qualidade de vida e postar nas redes sociais que somos a favor da paz no mundo? Ou é necessário um trabalho de arqueólogo e escavar nas profundezas da nossa alma, as origens desse mal?    A Doutrina Espírita esclarece que a Terra ainda apresenta características de planeta de provas e expiações, por aqui habitam espíritos que progrediram a nível intelectual, mas que ainda necessitam progredir moralmente. Os gérmens da violência encontram-se na própria criatura que, sem orientação, ajuda e autoconhecimento, continuará sendo governada por instintos, remanescentes de épocas primitivas.

terça-feira, 2 de abril de 2019

Reescrevendo a própria existência

 
Normalmente, há um atavismo social em torno de cada ano novo, quando as pessoas planejam mudanças no comportamento e esperam as benesses da Divindade, invariavelmente de natureza material.
É compreensível que, à medida que o tempo avança, vão-se repetindo as invariáveis rotinas do quotidiano, deixando-se dominar pelas mesmas condutas que se vão transformando em ambiciosas situações, assinaladas por frustrações e amarguras que, invariavelmente, culminam em estados depressivos ou de outra natureza amarga.
O melhor será mudar os velhos hábitos e adotar comportamento novo, assinalado por ideais de enobrecimento, dando lugar à alegria de viver, à preservação dos sentimentos elevados, à solidariedade e ao amor.
Muito justo quando se aspiram pelos prazeres que defluem do gozo físico, do destaque social, da bajulação dos hipócritas, das circunstâncias vigentes. Entretanto, a voragem do tempo desgasta o corpo e ocorrências inesperadas, tanto orgânicas como sociais, econômicas, bélicas e os júbilos dão lugar a aflições não esperadas.

Recurso educativo da dor

 
As dores físicas, morais, as tragédias e sofrimentos e aflições em geral conclamam a, no mínimo, duas posturas: a) despertar em nós a compaixão diante do sofrimento alheio, convidando à disposição de auxiliar; b) fazer com que vejamos as consequências da negligência ou do mal a quem delibera se entregar a ele. Especialmente para que igualmente não nos deixemos levar pela correnteza dos equívocos deliberados.
A Lei Divina não é omissa e todos seremos chamados à corrigenda, mais cedo ou mais tarde, face aos destrambelhos que nos permitimos, sem pensar ou refletir nas consequências. Por isso a dor é educativa e em muitos casos poderia ser evitada. Construímos a dor com nossos destemperos emocionais, com nossa vaidade ou arrogância, com nossa rebeldia ou desobediência à Lei de Amor que deve reger nossos relacionamentos.
Por isso a dor que nos causa a criança paralítica, o cego de nascença, o tumor que se exterioriza, mas também o abandono, a fome e mesmo a miséria moral ou a perturbação mental, são imagens das consequências de ontem refletindo-se hoje. Ou mesmo efeito imediato do hoje.

O Selo do Amor


Pelo caminho da ascensão espiritual, denominado “cada dia”, encontrará variados recursos de aprimoramento, a cada passo.
É o trabalho que te espera a noção de responsabilidade no devotamento ao dever.
É a oportunidade de praticar o bem, incessantemente.
É o companheiro da parentela consangüínea que te não compreende ainda e, junto do qual, podes exercer o ministério do auxílio e do perdão.
É o adversário que te combate os propósitos de melhoria com quem a luta te possibilita a hora de paciência e aprendizado.
É a tentação sedutora, que nasce das profundezas de teu próprio ser, em cujo clima é possível desenvolver a tua resistência para a aquisição de novo poder moral.

quarta-feira, 6 de março de 2019

A imensa alegria de servir

 
Toda natureza é um desejo de serviço.
Serve a nuvem, serve o vento, serve o sulco.
Onde houver uma árvore para plantar, planta-a tu.
Onde houver um erro para corrigir, corrige-o tu.
Onde houver uma tarefa que todos recusem, aceita-a tu.
Sê quem tira:
a pedra do caminho,
o ódio dos corações
e as dificuldades dos problemas.
Há a alegria de ser sincero e de ser justo.
Há, porém, mais do que isso,
a imensa alegria de servir.
Como seria triste o mundo
se tudo já estivesse feito,
se não houvesse uma roseira para plantar,
uma iniciativa para lutar!
Não te seduzam as obras fáceis.
É belo fazer tudo que os outros se recusam a executar.
Não cometas, porém, o erro
de pensar que só tem merecimento executar as grandes obras.
Há pequenos préstimos que são bons serviços:
enfeitar uma mesa.
Arrumar uns livros.
Pentear uma criança.
Aquele é quem critica,
este é quem destrói;
sê tu quem serve.
Servir não é próprio dos seres inferiores:
Deus, que nos dá fruto e luz, serve.
Poderia chamar-se: O Servidor.
E tem os Seus olhos fixos nas nossas mãos
e pergunta-nos todos os dias:
Serviste hoje?

Quando o desejo é servir

 
Ele tem apenas cinco anos de idade. Mora no Estado do Kansas, nos Estados Unidos.
No último Natal, ele pediu um uniforme de policial como presente, para estranheza de sua mãe, considerando que não existem policiais em sua família, que ele desejasse, eventualmente, imitar.
O uniforme azul, no entanto, se tornou sua roupa diária, até mesmo para ir à escola. Nascia, ali, o oficial Oliver Davis.
Logo, ele pediu mais equipamentos policiais. Quando sua mãe viu uma motocicleta policial, do tamanho de uma criança, de imediato a adquiriu.
Com ela, ele chegou a posar para fotos ao lado de policiais verdadeiros, com suas grandes motocicletas.
Não satisfeito em vigiar sua mãe no trânsito, quando ela dirige muito rápido, ou quando troca de faixa sem sinalizar com o pisca, ele perguntou como poderia ajudar as pessoas.
Porque um bom policial faz isso: ajuda as pessoas. Como resultado, começou a visitar casas de repouso locais e distribuir flores para os moradores.
No primeiro local, ele ficou um pouco nervoso. Não sabia bem o que fazer, além de dar flores a cada um.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Sabedoria em poucos Parágrafos

Ela é muito conhecida, lida constantemente, poucas vezes comentada, impressa e distribuída em pequenos impressos e presença sempre marcante nas instituições. Trata-se do pequeno texto intitulado Confia Sempre, de Meimei.
Seus compactos parágrafos e suas poucas linhas trazem imensa sabedoria, que nem sempre prestamos atenção ou nos damos conta do quanto significam.
Convido o leitor reler outra vez. Transcrevo-a na íntegra:
Confia sempre:
Não percas a tua fé entre as sombras do mundo. 
Ainda que os teus pés estejam sangrando, segue para a frente, erguendo-a por luz celeste, acima de ti mesmo.
Crê e batalha.
Esforça-te no bem e espera com paciência
Tudo passa e tudo se renova na Terra, mas o que vem do céu permanecerá.
De todos os infelizes, os mais desditosos são os que perderam a confiança em Deus e em si mesmos, porque o maior infortúnio é sofrer a privação da fé e prosseguir vivendo.
Eleva, pois, o teu olhar e caminha.
Luta e serve.
Aprende e adianta-te.
Brilha a alvorada além da noite.
Hoje é possível que a tempestade te amarfanhe o coração e te atormente o ideal, aguilhoando-te com aflição ou ameaçando-te com a morte…

A Lei cuida de todos

 
Em uma apreciação rasa das ocorrências do mundo, talvez pareça que as injustiças imperam.
Entretanto, a ordem cósmica é perfeita e ninguém consegue burlar seus imperativos.
Não há como negar que os homens erram, em sua imperfeição.
Às vezes utilizam a liberdade de modo infeliz e causam dores na vida do próximo.
Mas absolutamente ninguém se furta de assumir as consequências de todos os seus atos.
Ações dignas se convertem em bênçãos e luzes.
Desafios vencidos, com coragem e dignidade, abrem portas para fases mais ricas da existência imortal.
O mesmo se dá com relação aos equívocos, apenas com outra conotação.
Tudo o que se faz, diz e pensa, tem consequências.
A influência que se exerce no mundo vincula o porvir.
Quem incentiva o vício, semeia a dor ou dilapida os tesouros da vida, prepara dias de angústia para si próprio.
Contrariamente ao que por vezes se pensa, o propósito da Lei Divina não é punir.
Ela objetiva educar, corrigir e levar o faltoso à reparação.

domingo, 27 de janeiro de 2019

Relicário Íntimo

 
Se sua fé for cega, você viverá como um estagnícola na escuridão, mas se sua fé for raciocinada você se movimentará, luciferamente, combatendo a treva e expulsando a imperfeição, dizendo: passa daqui para acolá! e ela passará…
Se sua fé for raciocinada, você verá que não erro, porque sou  caminho; que jamais me engano, porque Sou verdade imperecível, porque Sou a vida…
Pela fé raciocinada, você transformará a mostarda que há em você em árvore frondosa e boa. Não enterrará seus talentos na cova asfixiante do egoísmo e vislumbrará que os tempos são chegados, e com eles, as tempestades que anunciam a bonança…
Se raciocinada for sua fé, você será benevolente para com todos, porque carecerá benevolência também… Será indulgente para com as faltas alheias, porque sabe que amanhã, quem sabe, necessitará de alheia indulgência… Perdoará ofensas, porque estimará ser perdoado.
Se raciocinada for sua fé, você vai orar, como ensinei, no quarto íntimo da consciência, buscando, primeiro, as coisas de Deus, na certeza de que tudo mais lhe será acrescentado por Sua misericórdia e justiça…

Motivos de Resignação

 
É grande engano ficar imune ou indiferente e acreditar que esse tipo de posicionamento, a resignação, nos privará das influências nocivas decorrentes do contexto social na qual estamos inseridos.
Vivemos tempos difíceis, onde o mal ainda prevalece e o egoísmo ainda se faz presente de forma avassaladora, promovendo a opulência para alguns e para a maioria a miséria, a fome, a falta de emprego e saúde em clima social de completa insegurança, é triste conviver com tantas crianças e jovens marginalizados por um modelo social cruel, que não dispõe de mecanismos permanentes que possam estruturar as famílias com moradias decentes, trabalho digno e escolas eficientes em tempo integral. Associado a esse desequilíbrio, convivemos com enfermidades graves de ordem hereditária ou adquirida, problemas emocionais e psicológicos que atormentam a vida, promovendo conflitos relacionais, criando barreiras geradoras de dor e sofrimento.
Ante o exposto, como ser resignado, aceitar tudo isso, diremos que é difícil, mas não impossível.