Mostrando postagens com marcador Reflexões. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Reflexões. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 23 de junho de 2020

Oração pela Humanidade

CMI convida a participar do Dia de Oração pela Humanidade em 14 de ...
Deus, nosso Pai misericordioso e bom!
Diante das sombras que se espalham sobre o nosso planeta, desejamos rogar a Sua ajuda, como jamais o fizemos antes.
Sabemos que o Senhor é onisciente e sabe tudo o que acontece neste minúsculo grão de areia que chamamos Terra, mas desejamos externar a nossa singela oração.
Senhor, muitos dos Seus filhos se esqueceram que são filhos da luz e se obstinam em disseminar trevas por onde passam.
Alguns homens perderam a fé na vida, perderam a fé no Senhor… e se perderam…
Outros pensam que a Terra está à beira do caos e que o Senhor, que acende as estrelas e faz girar os astros, abandonou a Humanidade terrestre.
Compadeça-se das nossas misérias morais e abençoe-nos…

Evitemos guardar mágoas e ressentimentos

A mágoa é uma ferida que deixamos aberta na alma - LêAqui

“Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: – “Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes?”. Respondeu-lhe Jesus: – “Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete”.  (Jesus – Mateus, 18:21,22.)
Mágoas e ressentimentos guardados em nosso âmago atuam como ácidos corroendo a essência das nossas emoções, com graves repercussões também em nossa constituição física.
A ciência médica, já há muito detectou que os desequilíbrios sentimentais, que descuidadamente ainda carregamos conosco, somatizados em nossa constituição orgânica, são geradores de uma infinidade de distúrbios, nem sempre de fácil solução.
Na base dessas doenças emocionais, quase sempre estão a raiva, o ódio, a irritação, o inconformismo, a mágoa e o ressentimento. Defeitos que ainda possuímos e que precisam ser erradicados com urgência, se desejamos desfrutar de uma vida de equilíbrios e saúde.
Jesus Cristo, profundo conhecedor da natureza humana, desejando nos orientar, com segurança, apontou à humanidade o roteiro para uma vida saudável quando ensinou a Pedro, simbolicamente, que será preciso perdoar não sete vezes, mas setenta vezes sete. Isto é, perdoar sempre, infinitamente.
É por demais conhecida a complexidade das relações humanas. Somos criaturas diferentes umas das outras. Segundo o Espírito André Luiz, no livro “Libertação”, no capítulo I, psicografia de Francisco Cândido Xavier, nós estamos usando a razão há quarenta mil anos.

O TOC e Suas Influências Espirituais

Orações poderosas: Reze e resolva seus problemas de família

O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) é uma doença neurótica que causa sofrimento psicológico, em alguns casos físicos e também espirituais.
O TOC compromete o funcionamento rotineiro do portador causando padecimento psicológico tanto na obsessão ou compulsão. Na obsessão, o paciente expressa sensações desagradáveis pelos pensamentos intrusivos que invadem a sua tela mental.
A compulsão aparece como alívio diante desses pensamentos intrusivos, produzindo assim, ritual de caráter visual, para impugnar o pensamento indesejado.
Há quatro sintomas característicos do transtorno que podem se manifestar individualmente ou em conjunto. São eles: mania de limpeza ou organização excessiva, dúvidas constantes, pensamentos repetitivos e obsessões isoladas.
O primeiro é o pensamento constante de contaminação, tendo como consequência a compulsão pela limpeza. Por exemplo: casos de pacientes que lavam as mãos a cada 5 minutos, fator que muitas vezes leva à ferimentos físicos.

quinta-feira, 26 de março de 2020

Ninguém cruza nosso caminho por acaso e nós não entramos na vida de ninguém sem nenhuma razão – Chico Xavier

Resultado de imagem para Ninguém cruza nosso caminho por acaso e nós não entramos na vida de ninguém sem nenhuma razão - Chico Xavier
Todos que estamos aqui hoje, no mesmo meio, nos encontramos em outras
vidas; nossa relação de hoje, nosso encontro, é produto de outras existências.
Como estamos novamente juntos, agora podemos acertar os erros do passado,
para que na próxima vida que nos encontrarmos as coisas possam ser mais
fáceis para todos, e os laços estarem mais fortalecidos.
As pessoas entram na nossa vida por uma “Razão”, ou por uma “Estação”, ou
por uma “Vida Inteira”. Quando se percebe por qual motivo é, saberemos saber
o que fazer por cada pessoa.

Em defesa da vida – Mesmo assim, seguir adiante

Resultado de imagem para Em defesa da vida - Mesmo assim, seguir adiante
Escrevo para você que teve o casamento desfeito, ou tenha perdido o emprego, ou esteja com problemas de saúde, ou se veja às voltas com a morte de alguém muito querido, enfim, escrevo para você que está passando por uma fase existencial muito ruim, trazendo decepções, dores, sofrimentos. Escrevo para você que está desesperançado, vendo as horas passarem, chorando por
qualquer motivo, em qualquer lugar, que não está mais conseguindo levar a vida como antes, como se um peso enorme, um vazio, tomasse conta de todo o seu ser.

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Calar a Discórdia…

Imagem relacionada
A harmonia plena ainda constitui um sonho distante de qualquer organização humana.
Os homens guardam grandes diferenças entre si.
Diversos fatores induzem a distintas formas de entender e viver a vida.
A educação recebida no lar, as experiências profissionais e afetivas, os professores e os amigos.
Todos esses elementos contribuem para a singularidade da personalidade humana.
A diversidade produz a riqueza.
Se todos os homens pensassem do mesmo modo, o marasmo e a mesmice tomariam conta do mundo.
Uma assembleia ou equipe composta de forma heterogênea possui grande potencial.
Ocorre que conviver em harmonia com o diferente pressupõe maturidade.
Em qualquer gênero de relacionamento humano, é necessário respeitar o próximo.
Mas é preciso também manter o foco em um objetivo maior.
Toda associação humana possui uma finalidade.
No âmbito profissional, busca-se o crescimento da empresa na qual se participa.
Na esfera familiar, colima-se a educação e o preparo de seus membros para a vida, em um contexto de dignidade.

segunda-feira, 3 de junho de 2019

Encontros e desencontros espirituais

Imagem relacionada
Em um período tão movimentado e cheio de posicionamentos controversos, o tema nos remete à necessidade de entender os reais motivos que nos aproximam ou nos afastam daqueles que dividem a experiência reencarnatória conosco.
Estudando a lei de reencarnação, deparamos com encontros e desencontros promovidos por nossas diversas viagens aos dois lados da vida. Ora encarnados e ora desencarnados, nem sempre é possível conviver com aqueles a quem mais nos afeiçoamos, muitas vezes convivemos com irmãos semelhantes a nós, com todas as dificuldades possíveis e imagináveis.
Como entender nossa dificuldade com quem divide a responsabilidade do lar conosco, com o filho de difícil trato, com o parente que está sempre de péssimo humor e com quem aparece em nosso convívio sem muita explicação? Afinal, para que o processo reencarnatório? Por que temos que passar por experiências cujo resultado não nos parece o melhor?

A Doutrina Espírita diante da violência atual

Imagem relacionada
Personagem principal nos noticiários, a violência é um dos temas mais debatidos no mundo atual. Quando pensamos no tema, somos automaticamente levados a associá-lo às guerras, aos atos terroristas, ao aumento da criminalidade e à falta de segurança. Contudo, a violência não se resume a atrocidades cometidas pelo outro. Se examinarmos atentamente nossas atividades cotidianas, a encontraremos em discursos políticos que agradam a muitos, na negligência com a natureza, nas nossas horas sagradas de lazer ‑ quantos deixaram de ir a estádios de futebol, por causa da violência? – e, principalmente, nos menores gestos, como a forma de falar, a impaciência ao lidar com situações desgastantes e a intolerância com quem pensa diferente.
Diante de problema tão grave, como proceder? Será que basta defender uma política de segurança que nos permita uma melhor qualidade de vida e postar nas redes sociais que somos a favor da paz no mundo? Ou é necessário um trabalho de arqueólogo e escavar nas profundezas da nossa alma, as origens desse mal?    A Doutrina Espírita esclarece que a Terra ainda apresenta características de planeta de provas e expiações, por aqui habitam espíritos que progrediram a nível intelectual, mas que ainda necessitam progredir moralmente. Os gérmens da violência encontram-se na própria criatura que, sem orientação, ajuda e autoconhecimento, continuará sendo governada por instintos, remanescentes de épocas primitivas.

terça-feira, 2 de abril de 2019

Reescrevendo a própria existência

 
Normalmente, há um atavismo social em torno de cada ano novo, quando as pessoas planejam mudanças no comportamento e esperam as benesses da Divindade, invariavelmente de natureza material.
É compreensível que, à medida que o tempo avança, vão-se repetindo as invariáveis rotinas do quotidiano, deixando-se dominar pelas mesmas condutas que se vão transformando em ambiciosas situações, assinaladas por frustrações e amarguras que, invariavelmente, culminam em estados depressivos ou de outra natureza amarga.
O melhor será mudar os velhos hábitos e adotar comportamento novo, assinalado por ideais de enobrecimento, dando lugar à alegria de viver, à preservação dos sentimentos elevados, à solidariedade e ao amor.
Muito justo quando se aspiram pelos prazeres que defluem do gozo físico, do destaque social, da bajulação dos hipócritas, das circunstâncias vigentes. Entretanto, a voragem do tempo desgasta o corpo e ocorrências inesperadas, tanto orgânicas como sociais, econômicas, bélicas e os júbilos dão lugar a aflições não esperadas.

Recurso educativo da dor

 
As dores físicas, morais, as tragédias e sofrimentos e aflições em geral conclamam a, no mínimo, duas posturas: a) despertar em nós a compaixão diante do sofrimento alheio, convidando à disposição de auxiliar; b) fazer com que vejamos as consequências da negligência ou do mal a quem delibera se entregar a ele. Especialmente para que igualmente não nos deixemos levar pela correnteza dos equívocos deliberados.
A Lei Divina não é omissa e todos seremos chamados à corrigenda, mais cedo ou mais tarde, face aos destrambelhos que nos permitimos, sem pensar ou refletir nas consequências. Por isso a dor é educativa e em muitos casos poderia ser evitada. Construímos a dor com nossos destemperos emocionais, com nossa vaidade ou arrogância, com nossa rebeldia ou desobediência à Lei de Amor que deve reger nossos relacionamentos.
Por isso a dor que nos causa a criança paralítica, o cego de nascença, o tumor que se exterioriza, mas também o abandono, a fome e mesmo a miséria moral ou a perturbação mental, são imagens das consequências de ontem refletindo-se hoje. Ou mesmo efeito imediato do hoje.

O Selo do Amor


Pelo caminho da ascensão espiritual, denominado “cada dia”, encontrará variados recursos de aprimoramento, a cada passo.
É o trabalho que te espera a noção de responsabilidade no devotamento ao dever.
É a oportunidade de praticar o bem, incessantemente.
É o companheiro da parentela consangüínea que te não compreende ainda e, junto do qual, podes exercer o ministério do auxílio e do perdão.
É o adversário que te combate os propósitos de melhoria com quem a luta te possibilita a hora de paciência e aprendizado.
É a tentação sedutora, que nasce das profundezas de teu próprio ser, em cujo clima é possível desenvolver a tua resistência para a aquisição de novo poder moral.

quarta-feira, 6 de março de 2019

A imensa alegria de servir

 
Toda natureza é um desejo de serviço.
Serve a nuvem, serve o vento, serve o sulco.
Onde houver uma árvore para plantar, planta-a tu.
Onde houver um erro para corrigir, corrige-o tu.
Onde houver uma tarefa que todos recusem, aceita-a tu.
Sê quem tira:
a pedra do caminho,
o ódio dos corações
e as dificuldades dos problemas.
Há a alegria de ser sincero e de ser justo.
Há, porém, mais do que isso,
a imensa alegria de servir.
Como seria triste o mundo
se tudo já estivesse feito,
se não houvesse uma roseira para plantar,
uma iniciativa para lutar!
Não te seduzam as obras fáceis.
É belo fazer tudo que os outros se recusam a executar.
Não cometas, porém, o erro
de pensar que só tem merecimento executar as grandes obras.
Há pequenos préstimos que são bons serviços:
enfeitar uma mesa.
Arrumar uns livros.
Pentear uma criança.
Aquele é quem critica,
este é quem destrói;
sê tu quem serve.
Servir não é próprio dos seres inferiores:
Deus, que nos dá fruto e luz, serve.
Poderia chamar-se: O Servidor.
E tem os Seus olhos fixos nas nossas mãos
e pergunta-nos todos os dias:
Serviste hoje?

Quando o desejo é servir

 
Ele tem apenas cinco anos de idade. Mora no Estado do Kansas, nos Estados Unidos.
No último Natal, ele pediu um uniforme de policial como presente, para estranheza de sua mãe, considerando que não existem policiais em sua família, que ele desejasse, eventualmente, imitar.
O uniforme azul, no entanto, se tornou sua roupa diária, até mesmo para ir à escola. Nascia, ali, o oficial Oliver Davis.
Logo, ele pediu mais equipamentos policiais. Quando sua mãe viu uma motocicleta policial, do tamanho de uma criança, de imediato a adquiriu.
Com ela, ele chegou a posar para fotos ao lado de policiais verdadeiros, com suas grandes motocicletas.
Não satisfeito em vigiar sua mãe no trânsito, quando ela dirige muito rápido, ou quando troca de faixa sem sinalizar com o pisca, ele perguntou como poderia ajudar as pessoas.
Porque um bom policial faz isso: ajuda as pessoas. Como resultado, começou a visitar casas de repouso locais e distribuir flores para os moradores.
No primeiro local, ele ficou um pouco nervoso. Não sabia bem o que fazer, além de dar flores a cada um.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Sabedoria em poucos Parágrafos

Ela é muito conhecida, lida constantemente, poucas vezes comentada, impressa e distribuída em pequenos impressos e presença sempre marcante nas instituições. Trata-se do pequeno texto intitulado Confia Sempre, de Meimei.
Seus compactos parágrafos e suas poucas linhas trazem imensa sabedoria, que nem sempre prestamos atenção ou nos damos conta do quanto significam.
Convido o leitor reler outra vez. Transcrevo-a na íntegra:
Confia sempre:
Não percas a tua fé entre as sombras do mundo. 
Ainda que os teus pés estejam sangrando, segue para a frente, erguendo-a por luz celeste, acima de ti mesmo.
Crê e batalha.
Esforça-te no bem e espera com paciência
Tudo passa e tudo se renova na Terra, mas o que vem do céu permanecerá.
De todos os infelizes, os mais desditosos são os que perderam a confiança em Deus e em si mesmos, porque o maior infortúnio é sofrer a privação da fé e prosseguir vivendo.
Eleva, pois, o teu olhar e caminha.
Luta e serve.
Aprende e adianta-te.
Brilha a alvorada além da noite.
Hoje é possível que a tempestade te amarfanhe o coração e te atormente o ideal, aguilhoando-te com aflição ou ameaçando-te com a morte…

A Lei cuida de todos

 
Em uma apreciação rasa das ocorrências do mundo, talvez pareça que as injustiças imperam.
Entretanto, a ordem cósmica é perfeita e ninguém consegue burlar seus imperativos.
Não há como negar que os homens erram, em sua imperfeição.
Às vezes utilizam a liberdade de modo infeliz e causam dores na vida do próximo.
Mas absolutamente ninguém se furta de assumir as consequências de todos os seus atos.
Ações dignas se convertem em bênçãos e luzes.
Desafios vencidos, com coragem e dignidade, abrem portas para fases mais ricas da existência imortal.
O mesmo se dá com relação aos equívocos, apenas com outra conotação.
Tudo o que se faz, diz e pensa, tem consequências.
A influência que se exerce no mundo vincula o porvir.
Quem incentiva o vício, semeia a dor ou dilapida os tesouros da vida, prepara dias de angústia para si próprio.
Contrariamente ao que por vezes se pensa, o propósito da Lei Divina não é punir.
Ela objetiva educar, corrigir e levar o faltoso à reparação.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Tristeza

 
Não permitamos que a tristeza nos mergulhe na depressão.
A apatia é abismo profundo do sairemos apenas à custa de muito esforço.
Não nos entreguemos, inermes, aos problemas que nos rodeiam, ensimesmados na tristeza.
Os que se rendem ao desanimo transformam-se em pacientes psiquiátricos, vitimados por estranha anemia de ordem moral.
Quando sentirmos que a tristeza insiste em se demorar conosco, ocupemos as nossas mãos e a nossa mente no serviço do bem. deixemos a poltrona do comodismo e desintoxiquemo-nos no suor da caridade.Se abatidos espiritualmente no reconhecimento das próprias imperfeições, sintamo-nos incentivados à luta, ao invés de admitirmos a derrota.

Médicos incluem espiritualidade em tratamentos

Há uma revolução em curso na medicina que mudará para sempre a forma de tratar o paciente. Médicos e instituições hospitalares do mundo todo começam a incluir nas suas rotinas de maneira sistemática e definitiva a prática de estimular nos pacientes o fortalecimento da esperança, do otimismo, do bom humor e da espiritualidade.
O objetivo é simples: despertar ou fortificar nos indivíduos condições emocionais positivas, já abalizadas pela ciência como recursos eficazes no combate a doenças. Esses elementos funcionariam, na verdade, como remédios para a alma – mas com repercussões benéficas para o corpo. No Brasil, a nova postura faz parte do cotidiano de instituições do porte do Instituto do Coração (InCor), em São Paulo, da Rede Sarah Kubitschek e do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), no Rio de Janeiro, três referências nacionais na área de reabilitação física. Nos Estados Unidos, o conceito integra a filosofia de trabalho, entre outros centros, do Instituto Nacional do Câncer, um dos mais importantes pólos de pesquisa sobre a enfermidade do planeta, e da renomada Clínica Mayo, conhecida por estudos de grande repercussão e tratamentos de primeira linha.
A adoção desta postura teve origem primeiro na constatação empírica de que atitudes mais positivas traziam benefício aos pacientes. Isso começou a ser observado principalmente em centros de tratamento de doenças graves como câncer e males que exigem do indivíduo uma força monumental. No dia-a-dia, os médicos percebiam que os doentes apoiados em algum tipo de fé e que mantinham a esperança na recuperação de fato apresentavam melhores prognósticos. A partir daí, pesquisadores ligados principalmente a essas instituições iniciaram estudos sobre o tema.

Em Busca da Iluminação Interior

Vivemos tempos desafiadores, nos quais somos testados diariamente em nossa capacidade de persistir na busca de iluminação, especialmente quando a sombra parece predominar e não dar tréguas, nos diversos campos de expressão humana.
As crises se manifestam em toda parte, e por isso mesmo temos que estar muito centrados e equilibrados para não nos deixar levar pela onda de pessimismo e desespero que vai tomando conta das pessoas, até mesmo no campo religioso, demonstrando que a fé que tanto se propaga aos outros ainda não é a “fé inabalável”, porquanto encontra-se vulnerável diante dos obstáculos externos e de todo o mal que a grande maioria se julga vítima.
Mas justamente por serem tempos difíceis e desafiadores que podemos e devemos colocar em prática tudo o que temos aprendido ao longo das nossas existências. Afinal, não podemos esquecer que o Mestre a quem desejamos servir nos pediu que carregássemos a nossa cruz, enfrentando “a agonia” de cada dia, o que ele próprio nos ensinou através do exemplo pessoal, lidando com o sofrimento de maneira nobre e nos recordando que o Reino que nos conclama não é do mundo do ego, das realizações imediatas e das ilusões, mas da alma, da instância divina em nós.

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Parentes e Companheiros

Resultado de imagem para parentes e companheiros unidos
Por mais nos queixemos de familiares ou amigos deficientes que nos causam prejuízo ou decepção, amargura ou desalento, somos forçados a perceber que possuímos neles os reflexos de nós próprios.
Quando afastados da experiência física, por força da desencarnação, encontramos, além do mundo, os resultados de nossos erros, permeando-nos os acertos.
Raramente qualquer de nós encerra o balanço de uma existência terrestre com todos os compromissos equacionados. Desse modo, somos recorporificados no berço humano para retomar o curso dos problemas que desencadeamos no caminho dos outros, a fim de resolvê-los.
Aceita os parentes-enigmas e os companheiros-testes, à feição dos credores com que a Justiça Divina te promove o aperfeiçoamento e a tranquilidade.
A perda do corpo físico não exonera o espírito imortal das obrigações que haja contraído, tanto quanto o desgaste da veste não apaga a dívida de um homem, dívida que ele assume em plenitude de responsabilidade individual.

Eles fizeram a diferença

Resultado de imagem para Eles fizeram a diferença no mundo
A vida é um grande patrimônio. Os que nos encontramos na Terra, neste momento, nem sempre nos damos conta de como somos afortunados por viver.
Quando os problemas avolumam, quando o cansaço se estabelece, uma quase desistência da vida parece nos sussurrar aos ouvidos.
No entanto, todos os que nascemos somos pessoas afortunadas. Afortunadas porque alguém nos aceitou e nos permitiu vir ao mundo.
Todos temos o direito de nascer mas nem todos temos essa oportunidade.
Nem podemos imaginar quantas vidas, todos os dias, em todo o mundo, são impedidas de se concretizarem.
Então, quando aplaudimos um astro do futebol, da música, da dança, da tecnologia, alguém que fez ou faz a diferença no mundo, podemos imaginar o que seria o mundo se eles não tivessem nascido?