quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Bem Aventurados os Aflitos (Evangelho Segundo o Espiritismo (Cap. V—itens: 01 à 10)

clip_image002[6]

Justiça e Causas das Aflições

Desde os tempos mais remotos da humanidade, que o homem precisa aprender a lidar com os seus medos, suas inseguranças, angústias e de todos os tipos de dificuldades encontrados na sua caminhada.

Podemos citar algumas dificuldades do nosso dia a dia, tais como: MORAIS, FÍSICAS, SAÚDE e FINANCEIRA.

Diante de toda essa complexidade no qual nos deparamos, em que podemos atribuir essa responsabilidade? Em Deus ou em nós mesmos?

DEUS é bom e justo para com todos os seus filhos, e a sua misericórdia é tão infinita, que jamais dará privilégios ou regalias à determinada pessoa (espírito) em detrimento de outra. Porém, o nosso Pai nos concede o Livre-arbítrio, no qual podemos fazer as nossas escolhas.

Porém, não podemos fugir ou mesmo ignorar a nossa responsabilidade diante dos nossos atos.

Por meio dos ensinos de Jesus, Deus pôs os homens na direção dessa causa, e hoje, julgando-os suficientemente maduros para compreendê-la, lhes revela completamente a aludida causa, por meio do ESPIRITISMO, isto é, pela palavra dos Espíritos (item 03 do Evangelho Segundo o Espiritismo — Allan Kardec)

Um dos ensinamentos deixados para a nossa evolução moral por JESUS CRISTO, que devemos colocar em prática do nosso dia a dia.

“AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO”.

Todas as dificuldades encontradas na nossa caminhada, acontece porque ainda somos espíritos imperfeitos e impregnados pelo orgulho, vaidade, ciúme, inveja, ódio, e entre outras mazelas morais. E através de todas essas imperfeições morais, que vivemos em um mundo totalmente desigual.

E esse mesmo mundo totalmente desigual, onde milhares pessoas sofrem:

· Por causas das guerras de interesses religiosas e territoriais.

· Pela desperdício e pela má distribuição de alimentos, contribuindo com o aumento da miséria em muitos países.

· Pela manipulação das informações divulgadas pelos meios de comunicações (rádio, jornais, televisão e internet), contribuindo para o comodismo e falta de vontade de mudança por parte das pessoas.

· Pela alienação religiosa, onde algumas entidades religiosas procuram atribuir todas as ações equivocadas que são realizadas pelas pessoas, ao “diabo, demônios” e ignorando que todos são responsáveis pelos seus atos.

· Por desastres naturais (desabamentos, enchentes) destruindo muitos lares e ocasionando mortes inesperadas, sem qualquer explicação na visão humana. (item 06 do Evangelho Segundo o Espiritismo — Allan Kardec)

· Pelo crescente número de suicídios por diversos motivos.

· Por perdas dos entes queridos (familiares) de forma repentina.

O mundo precisa constantemente de mudanças, e esse dia chegará no momento em que o homem:

· Aprender à respeitar o seu semelhante.

· Ser solidário com o sofrimento alheio.

· Compreender à Justiça Divina.

· Colocando-se no lugar do seu semelhante.

E essa mudança ocorrerá, no momento da nossa conscientização, partindo do entendimento que toda e qualquer transformação moral começa por nós mesmos. E em contra partida, o Planeta Terra refletirá toda essa mudança e será um mundo mais justo para todos os seus habitantes.

Autora: Rosane Vilela Merat

Palestra realizada no dia: 11 de setembro de 2014

Local: Centro Espírita Trabalhadores de Jesus – Venda das Pedras – Itaboraí - RJ

Horário: 20:00 às 21:00

Referências Bibliográficas

KARDEC, Allan — O Evangelho Segundo o Espiritismo — Edição: 125, Editora: FEB (Federação Espírita Brasileira), Rio de Janeiro/2006.

XAVIER, Francisco Cândido — Nosso Lar — pelo espírito de André Luiz — Edição: 27, Editora: FEB (Federação Espírita Brasileira), Rio de Janeiro/1944.

Nenhum comentário: